Paxtur

Apresentação da Empresa

  • Evolução Histórica
    • Finais da década de 70
      • Fundação da empresa por dois sócios, cada um deles com largos anos de experiência no ramo do Turismo e um vasto conhecimento, já nessa altura, do nicho do “Turismo Religioso”.
    • Década de 80
      • Com toda a compreensão e entendimento, por parte dos seus fundadores, da actividade e do mercado (bem como dos 4 funcionários de que se rodearam), a empresa veio a tornar-se, desde logo, no primeiro operador português de peregrinações, levando em conta que mais de 75% da sua actividade foi direccionada para Clientes que se deslocavam, por todo o mundo, com intuitos religiosos.
      • Ainda assim, nunca do negócio da empresa deixaram de fazer parte a organização, ou a venda, de viagens (individuais ou em grupo) para todos os que se deslocavam tendo em vista outro tipo de interesses, fossem eles de lazer (férias, celebrações, etc.), culturais (eventos, apresentações ou visitas a locais históricos) ou ainda a simples venda de alojamentos e viagens a quem, por motivos pessoais, tinha necessidade ou interesse em deslocações nacionais ou internacionais
      • As participações profissionais em Feiras Internacionais de Turismo tornaram-se habituais
      • A quase totalidade do negócio era obtida através de uma publicitação, directa e pessoal, junto de pessoas influentes em determinadas áreas de negócio e opinião, utilizando depois a capacidade de liderança desses elementos para a organização de grupos. Todo o território nacional (continente) era coberto pela acção dos comerciais da empresa
      • A Paxtur passa a ser integrante da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens) e da IATA (Internacional Air Transport Association) passando assim a ter permissão para venda de bilhetes de avião para todas as companhias do mundo que desta última fizessem parte
    • Década de 90
      • Todos os conhecimentos foram sendo apurados, a imagem da marca cimentada no mercado nacional
      • Através da implementação de novas tecnologias (sistemas de reservas on-line e outras) foi possível rentabilizar o trabalho do número de funcionários existentes (e até aumentá-lo) fazendo assim crescer os volumes de facturação
      • Foram pela empresa organizados os primeiros congressos e reuniões profissionais (médicos, entre outros) e alguns eventos religiosos de grande dimensão o que levou a que (em ocasiões pontuais) a Paxtur organizasse eventos com mais de 900 pessoas
      • Fazendo uso da experiência na organização de grupos, com clientes nacionais, em território português, foram dados os primeiros passos no Turismo de Importação, tendo como mercados interlocutores privilegiados França, Bélgica e Espanha
      • É atingido pela empresa um volume de negócios de cerca de 5.000.000 Euros
      • São organizadas pela Paxtur as primeiras “ Viagens de Familiarização”, eventos em que os melhores clientes eram convidados, graciosamente, a tomarem parte em viagens organizadas afim de experimentarem novos destinos ou a dar a sua opinião a respeito da qualidade dos serviços fornecida em alguns dos destinos mais procurados
      • É publicada anualmente uma brochura, resumo exemplificativo de possíveis viagens ou peregrinações possíveis de serem realizadas, distribuída junto de todas as Paróquias e Párocos de Portugal (continente e ilhas) utilizando também esta forma de divulgação junto daqueles que eram os clientes – alvo da Paxtur
      • A Paxtur passa a ser elemento fundador de uma associação limitada de agentes de viagens – HCT – , tentando assim incrementar o seu peso negocial junto de fornecedores e prestadores de serviços
    • Década de 2000
      • Com a passagem do Milénio (e o aproveitamento de uma série de celebrações existentes à altura) o mercado nacional tomou conta em exclusividade da actividade da Paxtur e o Turismo de Importação passou a ter presença pontual na actividade levada a cabo
      • A HCT tomou a designação de GO4 Travel (depois de fusão com associação análogo) tentando assim uma implementação nacional com os mais de 40 pontos de venda que os seus sócios representavam
      • O desgaste dos sócios, a concorrência desenfreada, a aparição no mercado de novos produtos e destinos, levaram a que, na segunda parte da década, os resultados passassem a ser piores e o volume de negócio menor
  • Missão e Valores da Paxtur
    • A missão da Paxtur, desde a sua fundação, foi colocar ao dispor de todos quantos se quisessem deslocar a locais de Peregrinação (em qualquer parte do mundo) um conhecimento mais profundo dos serviços existentes e zelar por uma maior qualidade na prestação dos mesmos. Tratando-se, muitas das vezes, de locais geograficamente não tão acessíveis ou divulgados, o conhecimento do que ali se oferece, em termos de infra-estruturas, é fundamental. No século XX, e agora no séc. XXI, o Peregrino já não se despoja de todos os seus haveres e parte de sua casa em demanda de um objectivo espiritual. Pretende a Paxtur assistir estes novos Peregrinos (cuja exigência espiritual é a mesma mas que agora pretendem também incluir nas suas deslocações uma vertente cultural e, por vezes, também de lazer) na conjugação de todos estes elementos, de uma forma harmoniosa e satisfatória segundo a pretensão de cada um.
    • Além deste conhecimento específico, tem a Paxtur todo um universo de serviços (dedicados ao turismo) úteis a todos os que, pelas mais diversas razões, necessitem de se deslocar
  • Qualidade Paxtur
    • Para cada um dos seus clientes, individualmente (através dos seus colaboradores) coloca a Paxtur ao dispor toda a sua dedicação, conhecimento, honestidade e profissionalismo, tendo em vista obter a máxima qualidade e um melhor resultado nos serviços prestados.
    • Ser uma agência à sua medida é o que caracteriza o nosso trabalho. É esta adaptabilidade que nos permite oferecer um serviço personalizado e diligente seja qual seja o ponto do globo ao qual as nossas viagens se destinem
  • Identificação da Empresa
    • Denominação Social:
      • PAXTUR Agência de Viagens e Turismo, Lda.
    • Endereço
      • Sede:
        Rua Formosa, 217
        4000-251 Porto
      • Filial:
        Avenida Conde de Valbom, 74 – Sala 1
        1050-071 Lisboa
    • Telefone
      • (+351) 22 339 27 10
    • Fax
      • (+351) 22 339 27 29
    • E-mail
    • Site
    • Capital Social
      • 99.758,98 €
    • Forma Jurídica
      • Sociedade por quotas
    • Sócios
      • Maria Benilde Soares Alves Correia Barbedo
      • Fernando José Soares de Sousa
    • Numero de Identificação de Pessoa Colectiva
      • 500 941 130
    • Actividade
      • Organização e Comercialização de Produtos Turísticos
    • Ano de Inicio da Actividade
      • 1979